Força, flexibilidade, respiração: Pilates ganha cada vez mais adeptos
Movimentos suaves e controlados de força e flexibilidade, combinados com a respiração consciente, promovem a liberação da tensão física e mental. Você só pode estar na Sala de Pilates, é claro. Recentemente renovado pela administração atual, o espaço recebeu equipamentos mais avançados, tornando-se um dos mais modernos, conta o fisioterapeuta Clepton Correa, à frente da equipe com o Studio Tramite há 20 anos – no início, era apenas uma sala estreita.
“Se está em busca de uma vaga, é melhor ser rápido. São sete profissionais na equipe, que atendem cerca de 150 alunos, em turmas de até 3 alunos”, avisa Clepton.
Nem venham querer os horários de Dona Sonia Di Marino, sócia há mais de 50 anos e aluna do Pilates desde que o método foi implantado no Caiçaras.
“Sou nutricionista e sanitarista, então zelo muito pela saúde, inclusive a minha. Tenho 80 anos. Faço duas vezes por semana. Mas quando estava, por exemplo, com dores no joelho, passei a ir três vezes. É muito eficaz. Faço para ganhar musculatura e melhorar dores em articulações. A sala tem um tamanho agradável, a aparelhagem é ótima, o Clepton é calmo e gosta de ajudar as pessoas. Meu filho e minha nora não acreditavam na eficiência do Pilates, experimentaram e agora querem que o Clepton arrume horários para eles também!”.
Para Clepton, que é especializado em Reeducação Postural Global (RPG) e pós-graduado pelo Albert Einstein (SP), as expectativas dos alunos são perfeitamente possíveis de serem atendidas com a prática regular de Pilates:
“O que mais ouço é: quero fazer tudo que faço agora quando estiver com 80 anos. Pois temos vários exemplos aqui, como a própria Dona Sônia Di Marino”.