23 de março de 2023

Judô, muito além da luta: confira a entrevista com o Sensei Gilberto Júnior

Mais que uma luta, judô é uma arte milenar. Gilberto Júnior começou a aprender a arte há 30 anos, quando ele tinha apenas 4 anos, no projeto social do Sensei Maurício Sabbatini, no Vidigal. Desde 2017, ele transfere seu aprendizado para seus pequenos alunos e alunas do Caiçaras, sempre destacando os ensinamentos mais importantes do esporte: disciplina, respeito e superação. Confira a entrevista com Gilberto:

 

Como foi sua trajetória no judô?

Participei de muitas competições durante minha adolescência. Com 16 anos, comecei a auxiliar meu Sensei Maurício Sabbatini, que se tratava de um câncer, em sua academia no Leblon. Com 18, comecei a dar aulas e, com 19, me tornei faixa preta.

 

Por que o judô é um bom esporte para as crianças?

O judô é recomendado por médicos para o desenvolvimento motor, físico e mental das crianças. Trabalha a coordenação motora, a concentração, a autoconfiança. Porém, mais que uma luta para defesa pessoal e um esporte olímpico, é uma arte milenar.

 

Na sua opinião, quais os ensinamentos mais importantes do judô para as crianças?

Disciplina, respeito e superação. Treinamos para melhorar a técnica, o rendimento físico, mas também para transmitir os valores disciplinares, filosóficos e socioeducativos. Trabalhar em equipe e ajudar os amigos é o mais importante.

 

Qual o objetivo das competições internas promovidas pela escolinha?

Aprender a lidar com o medo de lutar, saber ganhar e perder, ter respeito com o adversário quando se ganha e quando se perde.

 

*O mestre Maurício Sabbatini faleceu em 2011, aos 44 anos.

Confira os horários e informações sobre o judô infantil em https://caicaras.com.br/esportes/judo/.

 

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar