Macabíadas de Israel: festa brasileira com atletas do Caiçaras
Um dos maiores eventos multidesportivos do mundo, as Macabíadas, voltadas para a comunidade judaica, foram realizadas este mês, em Israel, com importante participação de atletas amadores do Clube dos Caiçaras. O Brasil ficou em sexto lugar na classificação final dos jogos.
Realizada entre os dias 13 a 26 de julho, a 21ª edição deveria ter acontecido em 2021, mas foi adiada por conta da pandemia. Assim como as Olimpíadas, as Macabíadas são realizadas a cada 4 anos, sempre em Israel.
Os Jogos deste ano, que contaram com a participação de cerca de 11 mil atletas de 52 países, foram os maiores da história das Macabíadas, com 38 modalidades esportivas diferentes. As competições aconteceram em quatro categorias distintas: Open, Junior, Masters e Paraolímpicos.
“Nesta edição, o Brasil também levou sua maior delegação, de cerca de 600 atletas, sendo 160 atletas só do Rio de Janeiro, com um grupo muito representativo do Caiçaras”, conta o presidente da Macabi Rio, responsável pela delegação carioca em Israel, o sócio Claudio Hermolin. “O fato de o clube ter evoluído muito na parte esportiva contribuiu bastante para o desempenho dos nossos atletas. A estrutura e os professores do Caiçaras foram determinantes”.
Como exemplo, Hermolin cita os nadadores Flávio Kelner e Pinchas Cohen, na categoria master; os tenistas Gustavo Gueller e Michel Gotlib e os meninos do futebol de campo sub 16, Rafael Hermolin, Arthur Pecegueiro, Felipe Ptak e Allan bennesby, além do técnico da equipe de futebol, que também é o treinador dos Times Caiçaras, Diego Batalha:
“Conquistamos o ouro, um resultado inédito porque nunca o Brasil havia conquistado uma medalha na categoria júnior de futebol”, conta Hermolin. “Além disso, pela primeira vez, competimos no vôlei sub 18 e o Caiçaras foi a base de treinamento da equipe, que contou com os sócios Max Scheimberg, André Hermolin e Leonardo Benisti, por exemplo, para ganhar a já histórica medalha de bronze”.
O atleta do Caiçaras que apresentou desempenho de maior destaque foi o atleta master Flavio Kelner, da natação, que levou 7 medalhas, sendo 4 de ouro, nos 50 e 100 metros peito, com recorde sulamericano e das Macabíadas; 50 metros livre e revezamento 4×50 medley masculino, além de 3 pratas em outros revezamentos. Além disso, Pinchas Cohen, de 73 anos, saiu com 2 ouros e 2 bronzes na categoria Master.
Sócios do Caiçaras que competiram nas Macabíadas:
BERNARDO TAYAH
CLARA MACHADO
MARIANA CHERMAN BALACIANO
JULIANA BRAUNSTEIN BASSAN
DANIEL SZWARCWALD
GABRIEL COHEN
PEDRO CHUEKE
RODRIGO CHERMAN
ALLAN BENNESBY
ARTUR CASZ PECEGUEIRO
FELIPE PTAK
GUILHERME NIGRI
RAFAEL HERMOLIN
VICENTE SALLES
GABRIEL PAULO STANGER
MICHEL COHEN
DANIEL SZNAJDER
RAFAEL KALISHTEIN
FLAVIO SZNAJDER
FLAVIO KELNER
PINHAS COHEN
PEDRO HENRIQUE ROZES
GUSTAVO KALLMANN GELLER
MICHEL GOTTLIEB
EDUARDO LEITE
DANIEL ADLER
CAROLIA BLAK
LEONARDO KACZELNIK
JULIA MILMAN BUGIN
FLAVIA GLEISER HERMOLIN
CLAUDIO HERMOLIN
Parabéns a todos os sócios-atletas que participaram da Macabíadas 2022!