10 de outubro de 2018

Prestação de contas: 90 dias de muito trabalho

Prezado Associado,

Completamos 90 dias de gestão, e chegou o momento de prestarmos contas ao Quadro Social. Nossas iniciativas são todas pautadas pela nossa proposta de gestão (clique para conferir), amplamente divulgada ao longo da campanha para a última eleição.

Já implementamos uma série de medidas em todas as áreas, dentre as quais destacamos:

Realizações da Área Social:

  • Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade sem aumentar custos para o clube. Busca por maior eficiência e na melhoria contínua na gestão do Social.
  • Consolidação do Happy Hour com ampliação do público médio presente,
  • Realização do Festival de Fondue e da Festa Boogie Oogie,
  • Novo formato da Colônia de Férias com prioridade ao sócio e iniciação esportiva,
  • Ampliação da recreação infantil aos domingos passando a atender, também, crianças com idade superior a 8 anos, através de um animador exclusivo. Ampliação dos horários do cinema para adultos e jovens,
  • Implantação do cinema infantil aos domingos,
  • Ampliação de oferta de cursos na área Cultural,
  • Estruturação de eventos de comemoração ao Dia das Crianças, incluindo a montagem de um circo visando entreter crianças, pais, avós e outros familiares.

Realizações na área de Esportes:

  • Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade sem aumentar custos para o clube. Busca por maior eficiência e melhoria contínua na gestão da área de esportes.
  • Ampliação da realização de torneios beach tennis, vôlei feminino e futevôlei,
  • Festival de natação,
  • Ampliação do horário da sala de musculação nos finais de semana,
  • Futebol recreativo infanto/juvenil aos sábados e domingos,
  • Uniformização dos regulamentos das quadras e das diversas escolinhas existentes no Clube,
  • Acordo para permanência da escolinha de futebol do PSG para sócios e convidados de sócios, sem a modalidade Elite,
  • Ampliação dos horários da escolinha de futebol devido à enorme demanda,
  • Maior controle de entrada e saída de convidados das diversas escolinhas existentes fazendo respeitar os limites estabelecidos de entrada e saída do Clube,
  • Atualização de cadastro dos praticantes das escolinhas, facilitando o planejamento e o controle destas atividades.

Realizações na Náutica:

  • Contratação de professor de vela, visando manter a flotilha de Optimist e ampliar a quantidade de alunos das escolas de vela para adultos e crianças,
  • Reorganização da garagem de barcos, eliminando uma série de equipamentos sucateados e sem recuperação, ampliando o espaço, gerando maior conforto no armazenamento das lanchas. Instalação de chuveiro na área e melhoria do espaço de circulação de sócios que caminham pela orla da Lagoa,
  • Recadastramento dos barcos e melhor controle da locação de vagas,
  • Centralização das escolinhas de vela visando captar mais associados para a nossa flotilha,
  • Recuperação de barcos das classes Laser e Optimist, visando ampliar a oferta de embarcações para as escolas de vela,
  • Reparo na estrutura do cais, para manter a segurança na circulação neste espaço,
  • Maior utilização de caiaques e stand-up, em função de esforço na divulgação dessas atividades, através da “Newsletter” e TVs internas, além da orientação aos empregados visando mudança de postura no atendimento aos usuários.

Realizações na área de Tênis:

  • Promoção de desafios de tênis com o Clube Militar e com o Jockey Clube, visando maior integração com clubes coirmãos,
  • Melhoria nos pisos das quadras.

Realizações na área de Patrimônio e Obras:

  • Profissionalização do setor, com a contratação de técnicos experientes, sem acréscimo no orçamento de custeio,
  • Diminuição do tempo de resposta às demandas por serviço apresentadas,
  • Resolução de pendências do Orçamento de Investimentos anterior,
  • Elaboração e aprovação no Conselho Deliberativo em tempo extremamente curto de uma revisão do Orçamento de investimentos completa, mapeando todas as áreas desgastadas ou subutilizadas, elaborando projetos e orçamentos detalhados.

Realizações na área Administrativa:

  • Reorganização da Estrutura Funcional,
  • Montagem de um “time” completo e qualificado de gerências nas áreas Financeira, Comercial, Administrativa, Operacional, Manutenção, Esportes, Social e Jurídica auxiliando a Gerente Geral, a Comodoria e os diversos diretores na difícil tarefa de gerar Bem-Estar ao Quadro Social,
  • Redesenho de toda a estrutura de cargos do Clube, aproveitamento do quadro funcional interno em oportunidades abertas em razão da saída de colaboradores,
  • Aprovação no Conselho Deliberativo e implantação de uma nova Norma de Contratação de Bens e Serviços,
  • Ampliação da área atendida por ombrelones no parque aquático,
  • Reimplantação do serviço de massagem na Sauna Masculina,
  • Estabelecimento de acordo para desconto ao associado no estacionamento em frente ao Clube,
  • Estabelecimento de uma rotina de limpeza em todos os setores do Clube, visando implementação de técnicas mais eficazes.

Realizações nas áreas Financeira e Comercial:

  • Revisão do Orçamento de Custeio, mapeando as principais oportunidades de redução de custo,
  • “Recriação” do fundo do 1/3 da ilha reservando todo o caixa livre disponível para ele, aprovação no Conselho Deliberativo de formas de captação para esta finalidade sem onerar o Quadro Social, como a venda de 30 títulos em carteira, exclusivamente para filhos e netos de sócios, e a antecipação, para 12 títulos, de 40 anos de mensalidade com desconto de 50% do valor,
  • Formalização dos procedimentos de pagamentos de bens e serviços,
  • Elaboração de um novo Plano Comercial para locação de espaços visando aumentar a taxa de ocupação dos nossos espaços locáveis.

 Realizações na área Jurídica:

  • Reestruturação do setor de contratos para o devido acompanhamento da documentação trabalhista e previdenciária dos terceirizados,
  • Organização, negociação, revisão e fiscalização de todos os contratos de prestação de serviços do Clube, visando cobrar o efetivo objetivo dos contratos e buscando uma revisão dos valores contratuais,
  • Mapeamento e eliminação das situações que possam oferecer riscos de futuras demandas trabalhistas ao Clube,
  • Análise de riscos jurídicos na contratação de prestadores de serviços,
  • Regularização da situação jurídica do Salão Feminino.

Realizações na área de e Ouvidoria:

  • Acompanhamento sistemático das demandas da Ouvidoria,
  • Diminuição do tempo de resposta,
  • Atendimento das demandas apresentadas dentro das possibilidades institucionais do Clube e de critérios pré-estabelecidos,
  • Implantação de controle das ações que buscam equacionar as oportunidades de melhoria identificadas pelo Quadro Social e reportadas através deste canal.

Realizações na área de Comunicação:

  • Definição de missão e escopo da Comunicação, visando atuação como apoio no relacionamento interno e externo do clube, garantindo a unidade e a integridade das informações, alinhando interesses e contribuindo para o estabelecimento de um ambiente propositivo com os sócios e para os sócios,
  • Consolidação e aprimoramento do processo de elaboração da “Newsletter” como ferramenta de divulgação da ampla agenda esportiva, cultural e social do Clube,
  • Consolidação e desenvolvimento da implantação do sistema de TVs para divulgação interna da programação do Clube, com atualização remota. Foco no conteúdo dos eventos e notícias divulgados, procurando disponibilizar um volume maior de informações para um número maior de pessoas,
  • Implantação do relatório de prestação de contas trimestral.

Bares e Restaurantes:

  • Mudança no layout de atendimento nos bufês de finais de semana, visando uma melhor logística de autosserviço, e, nos bufês de sábado, facilitando o acesso ao mesmo por quem estiver acomodado na pérgula da piscina,
  • Implementação de melhorias nos cardápios,
  • Implementação de opções de cardápio exclusivas para o Happy Hour.

Enfim, foram três meses de intenso trabalho de todo o Corpo Diretor com o objetivo único de doar e servir procurando gerar bem-estar e trazer felicidade a TODOS OS SÓCIOS.

A recompensa vem de diversas formas: através da certeza de estarmos trilhando o caminho prometido ao longo da Campanha, dos resultados já alcançados neste espaço de tempo, e do reconhecimento que temos recebido, por grande parte do Quadro Social.

Ainda temos enormes desafios e importantes projetos em andamento para “entregar”, entre os quais destacamos:

  • Elaboração de um Plano diretor de investimentos de longo prazo para o Clube;
  • Realização dos investimentos aprovados pelo Conselho Deliberativo, de acordo com as receitas realizadas e os superávits orçamentários realizados ao longo do exercício;
  • Utilização de ferramentas de pesquisa como mais um canal de comunicação com o Quadro Social, com o objetivo de alinhar, cada vez mais, nossas ações às expectativas dos sócios;
  • Implantação de um Projeto Padrão para o setor de Bares e Restaurantes para o Clube;
  • Realização da volta definitiva das Olimpíadas no Clube;
  • Melhoria dos mecanismos e do sistema de segurança do Clube;
  • Busca de solução definitiva para a situação do 1/3 da Ilha;
  • Desenvolvimento de frente para pensar e propor ações de responsabilidade social e ambiental, visando agregação de valor em nossa convivência.

Aproveitando este momento, gostaríamos de ressaltar um trecho do discurso de posse do nosso Comodoro aonde ele faz um chamado:

“.. em um grupo tão numeroso como o nosso Quadro Social é natural existirem as mais diversas, e sempre enriquecedoras, divergências. Entretanto, todos nós temos algo importante em comum, e que nos fez sair de casa e estarmos reunidos aqui hoje: o amor pelo Caiçacas. Se sairmos da trincheira das nossas convicções pessoais, balançarmos a bandeira branca para entender os pontos de vista alheios e respeitarmos o Bem Comum, estaremos construindo um Clube ainda melhor. Proponho trabalharmos JUNTOS e a cada dia por este bem tão valioso, que é poder conviver em paz e harmonia em um ambiente maravilhoso e privilegiado como o nosso!”

É com esse espírito que estamos trabalhando. Agradecemos novamente o apoio recebido do Quadro Social, o trabalho incansável dos Diretores e colaboradores, e o espírito de parceria dos demais poderes do Clube (Conselhos Deliberativo e Fiscal), que nos fiscalizam e cobram com rigor e lealdade, colaborando para a ContinuAÇÃO do engrandecimento do nosso Clube.

Atenciosamente,

Conselho Diretor

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