23 de janeiro de 2019

Prestação de contas: seis meses de trabalho, construção e resultados

Prezado associado,

Em 31 de dezembro de 2018, a Comodoria e o Conselho Diretor do Caiçaras completaram seis meses de gestão do nosso clube. Este período foi caracterizado por muito trabalho, fortalecimento de laços de confiança e apoio, desenvolvimento de equipe coesa e comprometida, bem como pela construção de práticas, procedimentos e resultados.

Em continuidade ao compromisso de prestação permanente de contas ao quadro social, aproveitamos o momento para relacionar as principais iniciativas desenvolvidas neste período. Destacamos, também, que todas as iniciativas são pautadas pela proposta de gestão (clique aqui para conferir) amplamente divulgada ao quadro social, durante o último processo eleitoral. A proposta de gestão tem sido o norte permanente das ações que temos procurado implantar em nosso clube.

Apresentando propostas e ações, acreditamos possibilitar ao associado uma avaliação ampla e sistêmica do trabalho desenvolvido, uma vez que temos plena consciência de não ser possível atender a todos os desejos de cada um dos sócios individualmente.

A lista de realizações está se ampliando e consolidando, e o nosso comprometimento é com a melhoria continua dos processos e o atendimento das necessidades e expectativas do quadro social como um todo.

Destacamos abaixo as principais iniciativas até o momento (destacamos em azul as iniciativas do segundo trimestre):

Realizações da Área Social:

Realizações na área de Esportes:

  • Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade sem aumentar custos para o clube. Busca por maior eficiência e melhoria contínua na gestão da área de esportes.
  • Ampliação da realização de torneios: beachtennis (2), vôlei feminino, vôlei de quadra misto, vôlei de areia misto, vôlei infantil indoor, futebol infantil, e futevôlei (2),
  • Ampliação do horário da sala de musculaçãonos finais de semana,
  • Futebol recreativo infanto/juvenil aos sábados,
  • Uniformização dos regulamentos das quadras e das diversas escolinhas existentes no clube,
  • Acordo para permanência da escolinha de futebol do PSGpara sócios e convidados de sócios, sem a modalidade Elite,
  • Ampliação dos horários da escolinha de futebol devido à enorme demanda,
  • Maior controle de entrada e saída de convidados das diversas escolinhas existentes fazendo respeitar os limites estabelecidos de entrada e saída do clube,
  • Atualização de cadastro dos praticantes das escolinhas, facilitando o planejamento e o controle destas atividades.
  • Festa de encerramento do futebol adulto com o jogo das “estrelas” com os destaques do ano.
  • Uniformização no formato e nas inscrições dos torneios esportivos priorizando os sócios.
  • Ajuste no modelo de realização dos torneios e no modelo de fornecimento de alimentação, gerando redução dos custos.
  • Contratação de empresa para manutenção preventiva e corretiva da sala de musculação
  • Inicio da implementação do Balcão de Esportes, com a unificação das equipes de tênis e ginásio, formando a equipe de esportes. Um local a ser procurado por quem quer praticar esportes no clube e ainda não “achou sua turma”. Com esta medida, a inscrição em torneios passa a ser feita também no balcão de esportes, ampliando o horário de atendimento.

Realizações na Náutica:

  • Contratação de professor de vela, visando manter a Flotilha de Optimiste ampliar a quantidade de alunos das Escolas de Vela para adultos e crianças,
  • Reorganização da garagem de barcos, eliminando uma série de equipamentos sucateados e sem recuperação, ampliando o espaço, gerando maior conforto no armazenamento das lanchas. Instalação de chuveiro na área e melhoria do espaço de circulação de sócios que caminham pela orla da Lagoa,
  • Recadastramento dos barcos e melhor controle da locação de vagas,
  • Centralização das Escolinhas de Vela visando captar mais associados para a nossa Flotilha,
  • Recuperação de barcos das classes Laser Optimist, visando ampliar a oferta de embarcações para as escolas de vela,
  • Reparo na estrutura do cais, para manter a segurança na circulação neste espaço,
  • Maior utilização de caiaques e stand-up, em função de esforço na divulgação dessas atividades, através da “Newsletter” e TVs internas, além da orientação aos empregados visando mudança de postura no atendimento aos usuários.
  • Retorno da Colônia de Vela, com empresa especialista na área.
  • Ajuste no horário de abertura da Náutica, passando a funcionar no mesmo padrão dos demais departamentos do clube.
  • Oferta de novas turmas de vela às terças e quintas no período da tarde (sem quórum por enquanto).
  • Acréscimo do nº de alunos na escolinha de Dingue (de 4 para 12) e na de Optimist (de 5 para 8).
  • Acréscimo do nº de sócios também da flotilha (de 4 para 5) e no Dingue (de 2 para 5).
  • Realização da Copa Clube dos Caiçaras e da Regata de Encerramento,
  • Cumprindo norma estatutária, os 8 competidores convidados da nossa Flotilha que representam o Caiçaras em competições, tiveram seus nomes referendados pelo Conselho Deliberativo.

Realizações na área de Tênis:

Realizações na área de Patrimônio e Obras:

    • Profissionalização do setor, com a contratação de técnicos experientes, sem acréscimo no orçamento de custeio,
    • Diminuição do tempo de resposta às demandas de manutenção por serviço apresentadas,
    • Resolução de pendências do Orçamento de Investimentos anterior,
    • Elaboração e aprovação no Conselho Deliberativo em tempo extremamente curto de uma revisão do Orçamento de investimentos completa, mapeando todas as áreas desgastadas ou subutilizadas, elaborando projetos e orçamentos detalhados.

      Principais execuções na área de investimentos:

      • Modificação do projeto e conclusão da obra de reforma dos banheiros do Restaurante Caíque, com unidade unissex para portadores de necessidades especiais,
      • Fechamento da Varanda do Aloha com esquadrias retráteis em vidro temperado,
      • Execução parcial do novo sistema de iluminação do Parque Aquático, com a redistribuição dos postes, lâmpadas mais potentes e iluminação decorativa,
      • Iluminação do caminho de entrada no clube pela ponte.

        Principais intervenções na área de manutenção:

      • Reforma do motor e sistema de tração da balsa,
      • Contratação de empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos de ar condicionado,
      • Substituição de parte da rede de esgoto sanitário,
      • Adequações e correções na infraestrutura elétrica do Bar da Piscina e Cozinha Central,
      • Substituição do quadro elétrico da casa de máquinas,
      • Proteção removível para a pista de Bocha.

Realizações na área Administrativa:

      • Reorganização da Estrutura Funcional,
      • Montagem de um “time” completo e qualificado de gerências nas áreas Financeira, Comercial, Administrativa, Operacional, Manutenção, Esportes, Social e Jurídica auxiliando a Gerente Geral, a Comodoria e os diversos diretores na difícil tarefa de gerar Bem-Estar ao Quadro Social,
      • Redesenho de toda a estrutura de cargos do Clube, aproveitamento do quadro funcional interno em oportunidades abertas em razão da saída de colaboradores,
      • Aprovação no Conselho Deliberativo e implantação de uma nova Norma de Contratação de Bens e Serviços,
      • Ampliação da área atendida por ombrelones no parque aquático,
      • Reimplantação do serviço de massagem na Sauna Masculina,
      • Estabelecimento de acordo para desconto ao associado no estacionamento em frente ao Clube,
      • Estabelecimento de uma rotina de limpeza em todos os setores do Clube, visando implementação de técnicas mais eficazes,
      • Terceirização de todo o serviço (masculino e feminino) de massagem para empresa especializada, com implementação de uma série de melhorias no ambiente, como som, aromas, macas ergométricas, e etc., além dos serviços de Fisioterapia e RPG. Esta mudança gerou um benefício financeiro de cerca de R$ 120.000/ano no orçamento do clube,
      • Desmobilização de depósito de materiais e equipamentos do mezanino do Ginásio, com pintura e decoração do ambiente, devolvendo-o aos sócios.
      • Reforma dos estofados da Sauna Masculina com aplicação de tecido (anti-fungo).
      • Troca da tela de proteção do ginásio, visando contenção de bolas e segurança das pessoas.

Realizações nas áreas Financeira e Comercial:

      • Revisão do Orçamento de Custeio, mapeando as principais oportunidades de redução de custo,
      • “Recriação” do fundo do 1/3 da ilha reservando todo o caixa livre disponível para ele, aprovação no Conselho Deliberativo de formas de captação para esta finalidade sem onerar o quadro social, como a venda de 30 títulos em carteira (Já foram vendidos 21 títulos), exclusivamente para filhos e netos de sócios, e a antecipação, para 12 títulos, de 40 anos de mensalidade com desconto de 50% do valor,
      • Formalização dos procedimentos de pagamentos de bens e serviços,
      • Elaboração de um novo Plano Comercial para locação de espaços visando aumentar a taxa de ocupação dos nossos espaços locáveis.
      • Revisão da estrutura funcional da área comercial, visando melhor atendimento aos sócios e clientes.
      • Realização de evento de boas-vindas aos novos sócios, buscando facilitar sua integração no Caiçaras.
      • No período de maio a dezembro, tivemos um acréscimo de receita de R$ 271.404. Em linha com as ações de controle orçamentário, tivemos uma diminuição de custos de R$ 403.246 no mesmo período. Com isso, a realização orçamentária total acumulada até o mês de dezembro foi um Superávit de R$ 674.650.

 Realizações na área Jurídica:

      • Reestruturação do setor de contratos para o devido acompanhamento da documentação trabalhista e previdenciária dos terceirizados,
      • Organização, negociação, revisão e fiscalização de todos os contratos de prestação de serviços do clube, visando cobrar o efetivo objetivo dos contratos e buscando uma revisão dos valores contratuais,
      • Mapeamento e eliminação das situações que possam oferecer riscos de futuras demandas trabalhistas ao clube,
      • Análise de riscos jurídicos na contratação de prestadores de serviços,
      • Regularização da situação jurídica do Salão Feminino.
      • Mudança na forma de contratação da Massagem Feminina, visando diminuir riscos trabalhistas e fiscais.
      • Implantação de rotina de controle da documentação das empresas terceirizadas.
      • Novas demandas judiciais contra o clube ao longo da Gestão = 01 (Max Luiz dos Santos).
      • Processos concluídos com acordo entre as partes = 01.
      • Processos concluídos com pagamento da execução = 00. Valor pago = R$ NA ATUAL GESTÃO AINDA NÃO HOUVE
      • Processos encerrados com ganho de causa para o Clube = CÍVEL 02

Realizações na área de Ouvidoria:

      • Acompanhamento sistemático das demandas da Ouvidoria,
      • Diminuição do tempo de resposta,
      • Atendimento das demandas apresentadas dentro das possibilidades institucionais do Clube e de critérios pré-estabelecidos,
      • Implantação de controle das ações que buscam equacionar as oportunidades de melhoria identificadas pelo Quadro Social e reportadas através deste canal.
      • Número de demandas recebidas = 159 (23/06/18 a 14/01/19), Número de respostas enviadas até o momento = 146 respostas, ações efetivas de correção geradas = +/- 80 ações.

Realizações na área de Comunicação:

      • Definição de missão e escopo da Comunicação, visando atuação como apoio no relacionamento interno e externo do clube, garantindo a unidade e a integridade das informações, alinhando interesses e contribuindo para o estabelecimento de um ambiente propositivo com os sócios e para os sócios,
      • Consolidação e aprimoramento do processo de elaboração da “Newsletter” como ferramenta de divulgação da ampla agenda esportiva, cultural e social do Clube,
      • Consolidação e desenvolvimento da implantação do sistema de TVs para divulgação interna da programação do Clube, com atualização remota. Foco no conteúdo dos eventos e notícias divulgados, procurando disponibilizar um volume maior de informações para um número maior de pessoas,
      • Implantação do relatório de prestação de contas trimestral,
      • Revitalização das nossas mídias sociais como Facebook e Instagram,
      • Cadastramento por segmentação das áreas de interesse,
      • Projeto “Um Olhar Sobre o Caiçaras”, com recebimento e publicações de fotos do clube, enviadas por associados e frequentadores, com objetivo de promover a integração, a participação e o orgulho de pertencer ao Caiçaras. O foco é a divulgação, interna e externa, valorizando nosso bem comum. O projeto prevê também, estimular o olhar sobre o olhar do outro.

Bares e Restaurantes:

      • Mudança no layout de atendimento nos bufês de finais de semana, visando uma melhor logística de autosserviço, e, nos bufês de sábado, facilitando o acesso ao mesmo por quem estiver acomodado na pérgula da piscina,
      • Implementação de melhorias nos cardápios,
      • Implementação de opções de cardápio exclusivas para o Happy Hour,
      • Contratação de Consultoria especializada em Alimentos e Bebidas para criar o modelo Caiçaras para gerir os Bares e Restaurantes,
      • Aumento do número de convites para realizar confraternizações no almoço e jantar no Restaurante Caíque.

Depois de seis meses de trabalho intenso e prazeroso, continuamos focados sempre em busca de dias melhores. Todo o Corpo Diretor visa um único objetivo que é de doar e servir procurando sempre gerar bem-estar, trazer harmonia e felicidade a TODOS OS SÓCIOS.

Temos a certeza de estar trilhando o caminho prometido ao longo desta campanha. A recompensa vem através dos resultados já alcançados neste espaço de tempo, e do reconhecimento que temos recebido, de grande parte do quadro social.

Ainda temos enormes desafios e importantes projetos em andamento para “entregar”, entre os quais destacamos:

      • Elaboração de um Plano diretor de investimentos de longo prazo para o clube;
      • Realização dos investimentos aprovados pelo Conselho Deliberativo, de acordo com as receitas realizadas e os superávits orçamentários realizados ao longo do exercício;
      • Utilização de ferramentas de pesquisa como mais um canal de comunicação com o quadro social, com o objetivo de alinhar, cada vez mais, nossas ações às expectativas dos sócios;
      • Implantação de um Projeto Padrão para o setor de Bares e Restaurantes para o clube;
      • Realização da volta definitiva das Olimpíadas no Clube já programadas para maio deste ano;
      • Melhoria dos mecanismos e do sistema de segurança do clube;
      • Busca de solução definitiva para a situação do 1/3 da Ilha;
      • Desenvolvimento de frente para pensar e propor ações de responsabilidade social e ambiental, visando agregação de valor em nossa convivência;
      • Melhoria no sistema de combate a pragas;
      • Revitalização de parte do jardim com novas plantas e inclusão de cantoneira com rosas na ponte;
      • Aquisição de novas toalhas para vestiários e saunas;
      • Implantação de check list e job descrition das áreas de limpeza e atendimento;
      • Novo modelo de Spinning sob o comando do clube;
      • Realização do Calendário de Eventos Sociais;
      • Realização do Calendário de Torneios Esportivos;
      • Revisão da estrutura de TI;
      • Implantação definitiva do Bar de Esportes no Aloha, transmitindo em 3 canais simultâneos os principais eventos esportivos.

Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de destacar que o Conselho Diretor, assim como o conjunto de Diretores do Caiçaras, é formado por sócios que dedicam parte do seu tempo para administrar nosso bem comum. Em que pese a nossa dedicação e o esforço empreendido, contamos e necessitamos da participação e apoio de todos os sócios para a construção de um clube melhor.

Temos procurado entender os diferentes pontos de vista, buscando compatibilizar entendimentos, visando fortalecer o nosso valor comum, que é o desenvolvimento do nosso Caiçaras.

Desta forma, queremos mais uma vez agradecer o apoio recebido do quadro social, o trabalho incansável dos Diretores, colaboradores, empregados e prestadores de serviço. Além disso, agradecemos a parceria dos demais poderes do clube (Conselhos Deliberativo e Fiscal), que nos fiscalizam e cobram com rigor e lealdade, colaborando para a CONTINUAÇÃO do engrandecimento do nosso clube.

Atenciosamente,

Conselho Diretor

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