27 de maio de 2020

Relatório anual de atividades: balanço da Comodoria

A gestão do Comodoro Victor Polonia e do Vice-Comodoro-Geral Evandil Bandeira Júnior está chegando ao fim, depois de dois anos de muito trabalho.

A missão atual é preparar o clube para a reabertura aos sócios depois do período de quarentena. Esta será anunciada tão logo as autoridades de saúde concluam que o convívio social no clube possa ser retomado.

No Relatório de Atividades Anual (clique aqui para conferir o documento na íntegra) relativo ao período de 2019-2020, a Comodoria apresenta todas as ações realizadas. Abaixo, apresentamos os principais destaques.

“Foram doze meses de trabalho intenso, com muita dedicação, cujos resultados não teriam acontecido sem a enorme colaboração do nosso time de Vice-Comodoros e Diretores, de forma voluntária, e de Gerentes Profissionais contratados que se dedicaram com enorme carinho, competência e profissionalismo ao processo de contínuo desenvolvimento do nosso Clube”, afirma Comodoro e Vice no relatório.

“Agradecemos também o apoio, confiança e demonstrações de reconhecimento que temos recebido do Quadro Social”, complementam.

Esportes Terrestres

O ano foi marcado, principalmente, pela realização das Olimpíadas Caiçaras, depois de 10 anos de sua última edição. Foram 127 inscritos, disputando 20 modalidades esportivas e gerando um clima de integração do Quadro Social. Mas também destacamos:

  • Início das atividades das escolinhas de vôlei, Set Point, e de basquete, Passo Zero.
  • Implantação do projeto Atleta de Fim de Semana, promovendo a atividade física entre os sócios.
  • Realização da Raia Rápida na natação, com o objetivo de formar uma equipe de competição no clube.
  • Continuidade das peladas infantis aos sábados.
  • Implantação da recreação do futsal toda sexta, sob comando da empresa Alpha Sports, aberta e gratuita a todos os sócios.
  • Renovação do contrato com o PSG para as aulas de futebol, com ampliação da grade de horário das aulas.
  • Melhorias na Musculação, na Sala de Spinning, nos campos de areia e no Ginásio.
  • Aquisição de uma Futemesa, que agrada principalmente jovens e crianças.
  • Entrega do Campão reformado, com tecnologia de ponta.

Náutica

Foram muitas as conquistas do departamento de vela do Caiçaras no ano. Em breve, um pedalinho se junta às opções recreativas do espaço.

  • Realização de atividades gratuitas aos finais de semana junto à empresa Alpha Sports.
  • Realização dos passeios à Árvore de Natal da Lagoa, com a participação de mais de 600 sócios e convidados.
  • Realização da Colônia de Vela em julho, dezembro e janeiro.
  • Participação de nossos velejadores em regatas nacionais e internacionais.

Tênis

O período de 2019-2020 para o tênis contou com muitas disputas internas e entre clubes; com a conclusão da área de convivência e das quadras de saibro; reformulação do ranking, com inclusão das categorias feminina e duplas; e nomeação do novo diretor, Nicola Siri.

Patrimônio e obras

O Caiçaras não é mais o mesmo de um ano atrás. Foram muitas as obras realizadas no período, que deram cara nova ao clube. A mais evidente foi o início da implantação do Plano Diretor, integrando Varanda do Caíque, o Novo Aloha, o Estar Coberto, o Parque Aquático, a Cozinha Central e o Restaurante Caíque.

Teve ainda reforma do Espaço Infantil, nova Sala de Spinning e Campão a serem destacados.

Social

A agenda foi intensa no ano, com destaque para:

  • Happy Hour mensal, que passou a ser realizado na Praça do Parquinho.
  • Realização de eventos pontuais, como Fondue, Halloween, Jantar da Primavera, Almoço do Dia das Mães e do Dia dos Pais.
  • Continuidade do formato da Colônia de Férias com prioridade ao sócio e iniciação esportiva.
  • Ampliação da recreação infantil aos domingos, passando a atender crianças a partir de 0 anos e com mais de 8 anos.
  • Continuidade do Cine Caiçaras e do Cine Infantil aos domingos.
  • Realização de cursos, como de História e Supera.
  • Oficinas “Meu Primeiro Robo” e “Experiências Científicas” no Dia das Crianças.
  • Festa de aniversário do clube.
  • Inauguração da Árvore da Lagoa com mais de 2 mil presentes.
  • Novo formato da festa de Réveillon, com receita cobrindo a totalidade das despesas.
  • Reforma do Brinquedão, do Espaço Infantil e da casinha do Parquinho.

Alimentos e Bebidas

Uma das principais ações, visando melhorar a qualidade do serviço oferecido ao sócio do Caiçaras, foi a mudança da operadora de alimentos e bebidas.

Soma-se a isto a contratação de consultoria para diagnóstico e melhoria dos serviços, a partir de pesquisa qualitativa, e a reforma do Caíque e da Varanda.

Administração

O plano de saúde dos funcionários mudou para a Sul América Seguros, reduzindo custos e aumentando a rede de atendimento.

A terceirização dos funcionários de RH e contabilidade foi concentrada em um único provedor, com melhoria da qualidade e redução de custos. O departamento de RH passou a funcionar de maneira independente ao Departamento Pessoal, agilizando o recrutamento de pessoal.

Os empregados passaram por curso de apresentação pessoal e postura profissional. E, em breve, apresentarão novos uniformes.

Financeiro

As despesas com custeio foram reduzidas em 3,3% em relação ao exercício anterior (2018-2019), contra uma inflação de 2,40%, resultando em uma redução real de custeio de 5,57%, mesmo com a extensa lista de realizações descritas neste relatório.

Também foi implantado maior controle da inadimplência. Foram comercializados 44 títulos, cujos pagamentos foram integralmente revertidos em investimentos de melhoria das instalações do clube. Como resultado, o Caiçaras fecha o período com caixa superavitário.

TI

Destaque para a modernização dos sistemas de telefonia e circuito interno de tevê e para as novas catracas de acesso, via biometria.

Ouvidoria

Mais de 300 demandas foram recebidas pelo departamento, gerando ações efetivas a partir das demandas do Quadro Social.

Comunicação

Neste ano, o frequentador do Caiçaras foi convidado a participar das redes sociais com fotos do clube, no projeto “Um olhar sobre o Caiçaras”, que teve forte adesão, com mais de 400 registros enviados.

Também consolidamos as mídias sociais, com 1.145 seguidores no Facebook e 1.095 no Instagram. Aperfeiçoamos, ainda, a comunicação interna, o site, a newsletter e a nossa tevê corporativa, fazendo a informação alcançar cada vez mais pessoas.

Assuntos Jurídicos

Nenhuma nova ação trabalhista foi movida contra o clube, o que comprova a correção no trato com os empregados, assim como o cuidado na gestão com os terceirizados.

Manutenção

Foram muitas as ações de manutenção e melhorias do patrimônio no ano. Destaque para a criação e instalação da iluminação externa das quadras de areia e do campo de futebol, reformas elétrica e hidráulica de diversas partes do clube, manutenção da ponte de madeira, contratação e instalação de condensadores de ar e muito mais.

Operações

Foram tomadas diversas medidas para aperfeiçoar e otimizar a limpeza do clube, com destaque para a criação do turno da madrugada, a compra de equipamentos (como máquinas de lavar pisos de alta pressão e aspiradores de pó e água profissionais) e limpeza dos estofados do clube. Também foram providenciados suportes para extintores de incêndio e porta-bitucas, além de novos ombrelones e de mesas para o Parque Aquático.

 

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar