A VIDA NA ILHA: A terceira idade fitness presente na musculação do clube
No mês que vem, abril, nossa sócia Rachel Farhi completa 79 anos. Vai comemorar numa viagem, visitando jardins, templos, museus e montanhas. Quem frequenta a Academia do Caiçaras, agora já entendeu por que Dona Rachel não costuma faltar a musculação, onde faz exercícios com seu personal trainer, Evandro Melo. Isso porque ela tem próteses de titânio nos dois joelhos e artrose, imaginem se não tivesse!
“Não gosto de me sentir cansada, de não ter condicionamento físico para andar, subir ladeiras. Gosto de viajar e não quero atrasar o grupo. Além disso, preciso canalizar minha energia, se não, fico de mau humor. O exercício é importante não só fisicamente, mas para a minha cabeça. Agora também voltei a nadar, na parte da manhã, depois de 8 anos longe das piscinas. Na viagem, vão ser muitos dias longe da academia, mas o sobe-e-desce dos passeios compensa”, brinca.
Dona Rachel está certíssima: praticar a musculação na terceira idade é importante não apenas para aumentar a força e a massa muscular, mas também a motivação e a confiança, melhorando a saúde mental e a sensação de bem-estar.
Aos 83 anos, o sócio Renato Kallmann também não deixa de ir à musculação no Caiçaras três vezes por semana. Engana-se quem pensa que ele dá conta por ter malhado desde jovem: Seu Renato começou com mais de 60. Como Dona Rachel, já teve seus probleminhas de saúde. Passou por um enfarto, usa marcapasso, também tem prótese no quadril e no fêmur. Ele brinca que é biônico.
“Na minha idade, se a pessoa não tiver nenhum problema, é porque está morta. Faço check up uma vez por ano e frequento a musculação com acompanhamento do meu personal trainer, Felipe Neri, que também é fisioterapeuta, para corrigir eventuais erros e prevenir lesões”, conta.
Seu Renato também destaca que as pessoas idosas precisam continuar se relacionando com as outras. Para isso, ele tem outro remédio, além da academia: a sinuca do clube. Se não tiver nenhum compromisso na parte da tarde, pode contar que encontra ele lá!