28 de dezembro de 2023

A vida na ilha: Yoga na natureza, onde o tempo passa mais devagar

Novo ano se aproxima, época em que buscamos nos reconectar com nossa essência e encontrar equilíbrio físico e mental para tornar a vida mais leve. Se tem um grupo de pessoas no Caiçaras que pode falar com propriedade sobre o assunto, são os alunos da Yoga. A prática entrou na grade em julho deste ano, numa busca do clube para oferecer novas alternativas de atividades. As aulas, da linha Hatha Yoga, acontecem em dois horários, um deles no gramado ao lado do campinho, às margens da Lagoa, onde o tempo passa mais devagar.

A professora Michelly Antony comenta que praticar Yoga ao ar livre é um verdadeiro privilégio.

“É um local onde podemos nos distanciar da correria do mundo, respirar com tranquilidade e nos reconectar com o nosso próprio corpo. O contato com a natureza é o grande bônus e proporciona um estado real de presença e contentamento”, diz.

Às terças e quintas, às 7h, o grupo tem encontro marcado no gramado. Existe uma outra opção de horário, 12h, mas na Sala de Aulas Coletivas. Até o momento, todas as alunas são mulheres, com idade entre 30 e 65 anos. Tem executiva, artista plástica, procuradora, universitária, aposentada, mãe em fase de amamentação. A prática é acessível a todos, de iniciantes a praticantes já experientes.

A sócia Paula Fritsch, que já tinha feito aulas de Ashtanga Yoga online, conta que vinha procurando uma prática que proporcionasse conexão interna e que trabalhasse também o corpo. Encontrou nas aulas da professora Michelly:

“No Hatha Yoga, sinto maior conexão com as posturas e maior equilíbrio interno. Traz bastante consciência corporal, é uma prática muito inspiradora”.

A sócia Tatiana Simões, que já frequentou aulas de Yoga em estúdios e academias, também integra o grupo e destaca que o Caiçaras trouxe o diferencial da prática ao ar livre.

“Praticamos com o canto dos pássaros, o contato com a grama e apreciando o espelho d’água, que potencializam os benefícios da prática. Sempre fiz todo tipo de exercício físico e busco incluir a prática da yoga em paralelo, porque ela auxilia não só no bem-estar mental, como também aumenta a flexibilidade, equilíbrio, mobilidade, e, inclusive, a força muscular”.

A professora Michelly também frisa ainda que o Yoga vai muito além de posturas físicas:

“É um conjunto de tecnologias que usa o corpo como laboratório e, através da sua alquimia, estimula lucidez, coerência e autoliderança. É atitude interna. É enfrentar desafios sem se perder. É ter sucesso, sem se envaidecer. É lidar com fracassos sem se vitimizar. É, enfim, caminho de autoconhecimento que conduz à ação e à realização em todos os aspectos da vida”.

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar