10 de fevereiro de 2022

Ginástica rítmica: misto de arte e esporte

Um tipo de ginástica desenvolvida com elementos do balé e da dança teatral, numa mistura de arte, flexibilidade e coordenação motora, realizada em sincronia com a música. Difícil não se encantar com a Ginástica Rítmica (GR), que, no Caiçaras, é oferecida para meninas e meninos a partir de 4 anos.

Katarina Passini, fundadora do Grupo Illusion, que coordena a GR no clube, explica que, associando os movimentos corporais com o manejo dos aparelhos –  fita, bola, arco, maças e corda – as crianças e adolescentes desenvolvem os domínios cognitivo, afetivo e motor de forma divertida e única. Além disso, desenvolvem sua musicalidade, criatividade e espírito de equipe.

“Buscamos ir além das bases técnicas do esporte, pois o nosso propósito vai além de formar atletas. Trabalhamos qualidades extremamente importantes para os adultos de amanhã, como respeito ao próximo, trabalho em equipe, autonomia e criatividade”, diz Katarina.

Ela explica que a metodologia foi totalmente construída respeitando as fases do desenvolvimento infantil. Baseada no programa Age Group da FIG (Federação Internacional de Ginástica) e na metodologia Russa “Happy Gymnastics”, o grupo criou um método de ensino próprio, o “Método Illû”, onde as crianças aprendem e se desenvolvem brincando.

Confira aqui os horários da ginástica rítmica e das demais atividades esportivas do Caiçaras.